premiação Rebeca

Aluna do Neurolab é homenageada no CONSUNI2022

premiação Rebeca

A iniciação científica é um programa que permite aos estudantes de graduação envolver-se em projetos de pesquisa sob a orientação de um professor. É uma oportunidade para o aluno desenvolver habilidades em diversas áreas, como pesquisa bibliográfica, coleta e análise de dados, redação científica e apresentação oral.

Essas habilidades são úteis não apenas na carreira acadêmica, mas também em outras áreas. Os projetos de iniciação científica muitas vezes geram resultados que podem ser publicados em revistas científicas e contribuir para o avanço do conhecimento em uma determinada área.

No dia 25 de novembro de 2022 ocorreu o 19º CONPEEX, Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, principal evento acadêmico da UFG, realizado anualmente e tem como objetivo a divulgação da produção acadêmica, científica e cultural da instituição.

O laboratório de Neurofarmacologia e Neuroquímica (Neurolab) foi representado pela aluna de iniciação científica Rebeca Amorim Pires, que apresentou o trabalho intitulado: Avaliação do efeito neuroprotetor do ácido decanóico em modelo animal de isquemia cerebral. Sua pesquisa teve como objetivo padronizar o modelo de isquemia cerebral por oclusão da artéria cerebral média (MCAO) em camundongos da linhagem Swiss para o estudo da isquemia cerebral, e estudar o efeito do tratamento com ácido decanóico no déficit cognitivo desses animais.

O trabalho foi premiado, e a homenagem à discente ocorreu no dia 24 de fevereiro de 2023 durante o evento CONSUNI2022. É com grande satisfação que vemos o reconhecimento do esforço e dedicação da discente Rebeca Amorim Pires para alcançar excelência em sua pesquisa.

Categorias: Pesquisa e Extensão